Nos dias atuais, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é cada vez maior. Uma das formas de colaborar com essa causa é através da economia de água. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 dicas eficientes para reduzir o consumo de água em seu dia a dia.
- 1. Verifique vazamentos
- 2. Utilize dispositivos de poupança de água
- 3. Feche a torneira enquanto não estiver utilizando
- 4. Prefira duchas com menor vazão
- 5. Reaproveite a água
- 6. Tenha cuidado com os canos
- Fique atento ao desgaste dos canos
- 7. Use o autoclismo com consciência
- 8. Não lave a louça com água corrente
- 9. Mantenha um balde no banheiro
- 10. Regue plantas e jardins de maneira eficiente
1. Verifique vazamentos
Vazamentos podem ser responsáveis por um grande desperdício de água, aumentando sua conta no final do mês. Para detectá-los, feche todas as torneiras e monitore o hidrômetro. Se ele continuar girando, pode haver algum vazamento na casa. Neste caso, chame um profissional para identificar e consertar o problema.
2. Utilize dispositivos de poupança de água
Existem diversos dispositivos de poupança de água disponíveis no mercado que podem ajudar a reduzir o consumo em sua casa. Algumas opções incluem:
- Aeradores para torneiras: Reduzem a vazão de água sem prejudicar a pressão;
- Redutores de vazão para chuveiros: Limitam a quantidade de água liberada durante o banho;
- Dispositivos de duplo acionamento para autoclismo: Permitem escolher entre duas opções de descarga, uma com menor volume de água.
3. Feche a torneira enquanto não estiver utilizando
Ao escovar os dentes ou fazer a barba, por exemplo, feche a torneira enquanto não estiver usando a água diretamente. Essa simples atitude pode economizar cerca de 12 litros de água por minuto.
4. Prefira duchas com menor vazão
Na hora de escolher o chuveiro para sua casa, opte por modelos de menor vazão, que consomem menos água sem prejudicar a qualidade do banho. Além disso, reduza o tempo gasto no banho – um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água.
5. Reaproveite a água
Diversas atividades diárias geram água que pode ser reaproveitada em outras tarefas. Algumas ideias incluem:
- Coletar a água da chuva: Use baldes ou cisternas para armazenar a água da chuva e use-a para regar plantas, lavar calçadas ou dar descarga;
- Reutilizar a água do enxágue das roupas: A água utilizada na máquina de lavar pode ser coletada e reutilizada na limpeza doméstica ou mesmo para lavar o carro;
- Aproveitar a água do cozimento de alimentos: A água utilizada para cozinhar legumes, por exemplo, pode ser reutilizada para molhar as plantas após esfriar.
6. Tenha cuidado com os canos
Os canos são responsáveis por conduzir a água até as torneiras e chuveiros de sua casa. Verifique periodicamente se há vazamentos e certifique-se de que as conexões estejam bem vedadas para evitar desperdício.
Fique atento ao desgaste dos canos
Canos antigos ou muito desgastados podem ser um problema na hora de economizar água. A troca por modelos mais resistentes e eficientes pode fazer toda a diferença no consumo final.
7. Use o autoclismo com consciência
O autoclismo pode consumir uma grande quantidade de água cada vez que é acionado. Para economizar, considere instalar um sistema de duplo acionamento, como mencionado anteriormente. Além disso, evite dar descargas desnecessárias – não use o vaso sanitário como lixeira, jogando papel higiênico ou outros itens nele.
8. Não lave a louça com água corrente
Na hora de lavar a louça, encha um balde ou a cuba da pia com água e sabão e use essa mistura para ensaboar os utensílios. Depois, enxágue tudo de uma só vez. Esta medida simples pode reduzir significativamente o volume de água utilizado nesta tarefa.
9. Mantenha um balde no banheiro
Manter um balde no banheiro pode ser útil para diversas situações em que é possível economizar água, como:
- Coletar a água do chuveiro enquanto ele esquenta, usando-a posteriormente para dar descarga;
- Armazenar a água da pia utilizada para lavar as mãos ou escovar os dentes, aproveitando-a em outras atividades.
10. Regue plantas e jardins de maneira eficiente
Ao regar suas plantas, evite usar mangueiras – prefira regadores ou sistemas de irrigação por gotejamento, que consomem menos água. Além disso, realize essa tarefa nos horários mais frescos do dia, como pela manhã ou à tardezinha, evitando a evaporação rápida da água.
Seguindo essas dicas, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e, de quebra, economizando na conta de água ao final do mês. Pequenas atitudes fazem toda a diferença!